Blog do Ford Maverick

O Blog do Ford Maverick, foi criado com o intuito de trazer ao conhecimento de todos, materiais de época e também fotografias antigas que retratam momentos e notícias publicadas durante os anos em que o carro era produzido.
Com o decorrer do tempo estaremos postando aqui no blog esses materiais pouco conhecidos pelas pessoas e admiradores desse ícone da nossa indústria automobilística.

Quem quiser colaborar, enviando materiais referentes ao Ford Maverick, ou sugerindo assuntos que podem ser mostrados no blog, podem entrar em contato pelo e-mail abaixo.

e-mail: mauricio_silveira_andrade@hotmail.com

Ao deixar o seu comentário por favor informe o seu e-mail para posterior contato.

Contamos com a colaboração de todos .

Atenciosamente: Administradores do Blog do Ford Maverick

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Primeira postagem do blog do Ford Maverick

Equipe Jota Cardoso Show
__________________________________________________________________

Prezados Amigos e visitantes do blog !

  Para dar início as atividades do blog do Ford Maverick quero nesta postagem mostrar à vocês  um trabalho recente, que eu desenvolvi em parceria com o meu amigo Paul William Gregson, autor do livro Ford Maverick um ícone dos anos setenta e que em parceria com Dino Dragone lançou também o livro Ford Galaxie o grande brasileiro.
  Sempre dei preferência para a questão histórica do Ford Maverick e até hoje não me arrependo disso por que acho muito válido não deixar grandes histórias e recordações de outras épocas cairem no esquecimento.
   Antes de começar a contar a história da equipe Jota Cardoso Show, quero contar à todos vocês, como foi que eu, junto com o meu amigo Paul William Gregson encontrei a equipe Jota Cardoso Show.

     No dia da entrevista, na maior seção nostalgia ao lado do Ford Maverick GT 1979, Paul William Gregson presenteia o senhor  Jota Cardoso com o livro Ford Maverick um ícone dos anos setenta.
   Nada mais justo para quem querendo ou não fez e sempre fara parte da história do Ford Maverick

    Assim como o Paul, eu também gosto e admiro muito a linha Ford Maverick.
     Durante anos, eu sempre pesquisei e colecionei fotos e todo o material referente ao Ford Maverick.
    Em uma certa ocasião, eu assisti um vídeo no Youtube, onde apareciam diversas fotos do Ford Maverick. Algumas já velhas conhecidas, mas nesse mesmo vídeo, apareceram duas fotos, que chamaram muito a minha atenção.
    Entrei em contato, com o produtor do vídeo e alguns dias depois ele me enviou as duas imagens.
    Essas fotos, ficaram guardadas em meu acervo, durante um bom tempo, quase esquecidas.
    Como eu mensionei logo acima, eu sempre guardei todo e qualquer material, referente ao Ford Maverick, e também alguns nomes, que de uma forma ou de outra estavam ligados a este carro, tais como Luís Fernando Baptista e seu filho batistinha, Paul Gregson entre tantos outros.
    Logo após o lançamento do livro ( Ford Maverick um ícone dos anos setenta ) escrito pelo Paul, eu comecei a me comunicar via e-mail com ele.   Trocamos algumas fotos e algumas informações por um bom tempo.
   Até que um dia, eu me lembrei, daquelas duas fotos, que estavam esquecidas no meu acervo.
   Prontamente, eu as enviei, via e-mail, para o Paul, tentando obter alguma informação referente aqueles dois carros.
   Para a minha surpresa, nem mesmo o Paul, sabia do que se tratava.
   Me lembro como se fosse hoje, o que o Paul me disse, " Não sei do que se trata, mas posso te afirmar que não tem nenhuma ligação com a Ford do Brasil".
   Mas como todo bom pesquisador e escritor, o Paul ainda me disse, " Vou me informar com as minhas fontes "Fordianas" e te dou um retorno. Alguns dias depois, recebi a resposta do Paul dizendo, que nem mesmo as tais fontes " Fordianas", sabiam do que se tratava.
   Mas no mesmo e-mail o Paul me deu uma sugestão que eu ainda não tinha pensado.
   Pediu que eu desse uma melhorada nas fotos, e tenta-se ler o que estava escrito no letreiro da porta daquele Ford Maverick pulando rampa, uma foto meio turva, meio desfocada.
   Melhorando a foto, consegui mais ou menos ler algo como Equipe João C..... .
   Enfim, isso ainda não estava me dando nenhuma informação concreta.  Entrei no Google e comecei à pesquisar.
   Alguns momentos depois encontrei uma pequena referência.
   Mas não tinha nada à ver com Equipe João Cardoso, e sim com a Equipe Jota Cardoso Show. Mesmo assim ainda no Google, não encontrei nenhuma referência.
   Até que então, eu decidi  procurar no site de relacionamentos Orkut.
   Não deu outra. Encontrei, um perfil, da Equipe Jota Cardoso Show.
   Ao olhar as fotos pude constatar, que a nossa pesquisa havia obtido sucesso.
   Deixei um recado, para a equipe, mesmo assim mandei um e-mail para eles e também os adcionei no msn.
   Após alguns dias recebi a resposta da equipe dizendo que topava fazer a entrevista.
   Após conversei com a neta do senhor Jota Cardoso, a Samira e descobri que a equipe residia na cidade de Jarinu no estado de São Paulo.
    Eu na impossibilidade de viajar, para fazer essa reportagem, passei a bola para o Paul, que no mesmo momento, se prontificou, a viajar até a cidade deles para fazer a entrevista.
   Feita a entrevista, constatada a existência de material fotográfico de época o Paul me disse que tinha duas sugestões para trazer à tona esse material.
  Enviamos esse material, para possíveis interessados, que na ocasião não quiseram publicar nada à respeito, por que acharam que não venderia, por que não haveria um público alvo.
  Então o Paul enviou esse material, para a equipe da revista Classic Show Magazine, que prontamente se interessou e decidiu publicar a reportagem.
  Coincidência ou não, a descoberta por nós da Equipe Jota Cardoso Show, aconteceu justamente no ano em que o Ford Maverick, completou os seus quarenta anos de lançamento, nos Estados Unidos no ano de 1969.
  Trazendo então ao conhecimento de todos essa bela história e também ótimas e inéditas imagens do Ford Maverick e também de tantos outros carros.
  Encontrar essa equipe, e fazer esse trabalho, junto com o Paul, para mim particularmente, é um motivo de muita honra e de muito orgulho, pois é o primeiro trabalho meu como pesquisador, que veio a ser publicado em um meio de comunicação tão renomado e reconhecido com a revista Classic Show.
  Não somente por isso também, mas por estar ajudando, a cultura antigomobilistica do nosso país, que por causa do interesse de poucos, leva a grande maioria das pessoas, a não pensarem no futuro, a não guardarem nada que os remeta ao passado, tornando a cultura do nosso país infelizmente menos rica.
   Vou postar aqui somente as fotos dos Ford Mavericks usados pela equipe Jota Cardoso Show.
   Para quem quiser conhecer um pouco mais da história da equipe basta acessar no link abaixo.

 http://www.maxicar.com.br/old/pwg/25467colunista_paul0110.asp



Essas são as duas fotos que foram o ponto de partida em busca da Equipe Jota Cardoso Show.


  Após o encontro com a equipe, muitas fotos apareceram, mostrando toda a trajetória da equipe.



                                                                                                                                                                                                                                       
 Após dois meses até a conclusão da matéria e mais três meses de espera, a maior recompensa foi ver esta reportagem públicada na revista de carros antigos mais famosa do nosso país a Classic Show Magazine edição49.

4 comentários:

  1. Mais um blog com a chancela de cuidado e qualidade do grande Maurício Silveira !!!
    meus parabéns, começou muuito bem falando do desconhecido aventureiro Jota Cardoso, que belas imagens !!!
    Continue assim, e conte sempre conosco pro que der & vier !!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, meu nome é Alexandre sou muito amigo do Paul e do Mário, sempre fui fanático por Mavericks e sua historia,quero parabenizar pelo blog,não temos muitas opções especificas desse carro na internet.
    Tenho muito material disponivel pois tb sou um pesquisador do assunto a muitos anos, e posso contribuir com seu blog se houver interesse.

    um abraço e Parabéns mais uma vez pela iniciativa

    Alexandre Mesquita

    ResponderExcluir
  3. Li a reportagem na Classic Show e foi pra mim uma das melhores matérias publicadas na revista. Após isso tive o prazer de conhecer um de seus criadores o Maurício. Ficam os parabéns pela atitude e perseverança na buscar de material sobre nosso eterno ícone o Maverick! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ta aí, se voce procurava colocaboraçao, ja encontrou e com certeza vai encontrar muito mais. Tambem tenho umas coisas "ineditas" e curiosas do maverick, ja compartilhei algumas com o maverick73.com.br, mas ainda tenho outras que gostaria de te mostrar mesmo que voce nao utilize no blog. Por favor, coloque o email para contato. Que todos os maveriqueiros que disponibilizarem algum material, estejam dispostos a colobarar.
    Obrigado e mais uma vez parabens!
    Ford Abraço.

    Juninho Fonseca

    ResponderExcluir